Universidade Portucalense

Bem Vindo ao I Congresso Ibérico "Entre a Psicologia e a Educação"


Prof. Doutor Nuno Barata - Presidente da Comissão Organizadora

13 a 15 de novembro de 2014

O Congresso Ibérico «Entre a Psicologia e a Educação Especial» e tendo como tema «Da Psicologia Clínica e da Educação à Educação Educação Especial» pretende abrir um espaço de aprofundamento da interdisciplinaridade do conhecimento científico e da intervenção no campo da Psicologia, Educação e Educação Especial. Acreditando piamente na sua interligação dinamico-relacional, preconiza-se a potencialização de capacidades e habilidade e referenciação das incapacidades como modelo otimizador e de integração.

Numa altura de mudanças significativas na adoção e utilização do conceito de deficiência em que o mesmo se reveste como útil num diagnóstico num determinado momento, importa sublinhar a evoluç&˜o clínica, que procura investir e promover o conceito de incapacidade. Este conceito é fundamental, pois procura avaliar no sentido da minimização dos handicaps do sujeito e maximização das capacidades que todos nós temos e importa que sejam valorizadas.

Neste sentido importa sublinhar, que a incapacidade nunca será um mecanismo rotulador antes um mecanismo que permitirá aferir e contextualizar possíveis limitações do sujeito numa determinada ação, comportamento e pensamento. Por conseguinte, importa que consigamos interpretar e avaliar o indivíduo na sua plenitude tendo por base uma avaliação multidimensional assente em aspetos fundamentais como é o caso das caraterísticas da pessoa, que terão por base (i) as estruturas e funções do corpo, (ii) as funções psicológicas, (iii) a interação pessoa-meio ambiente e (iv) as caraterísticas do meio ambiente físico e social (Barata, 2014).

 

Assim sendo, os objetivos do congresso visam:

Destinatários

Destinado a profissionais e alunos das áreas científicas da Psicologia, Educação, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Ciências da Educação, Intervenção Precoce e outros Profissionais de Saúde e Educação.

Resumos e Artigos

O I Congresso Ibérico «Entre a Psicologia e a Educação Especial» publicará um Livro de Resumos do referido congresso a entregar com a documentação oficial do Congresso, bem como, publicará, posteriormente, o Livro de Atas. Salienta-se que nem todas as comunicações orais e escritas poderão ser aceites para o livro de Atas. As mesmas serão selecionadas de acordo com o rigor científico que apresentam.

 

COMUNICAÇÕES

Todas as sessões constantes no programa científico decorrem em Português, Inglês ou Espanhol, pelo que serão aceites comunicações/posters nestes idiomas.

Conferências: As conferências terão a duração total de uma hora (exposição do conferencista e questionamento no final da mesma) e serão dadas por uma personalidade convidada pela Comissão Organizadora do Congresso. Em todas as conferências está presente um moderador.

Simpósios: Serão integrados nos diferentes simpósios definidos pela Comissão Organizadora, grupos de 4/5 comunicações consoante a pertinência do tema. A mesma terá um discussante e cada comunicação não poderá exceder os 10 minutos.

Comunicação Escrita: As comunicações escritas serão expostas no 1.º e 2.º dias do congresso e permitirão uma análise detalhada e crítica do trabalho em questão por parte dos participantes do congresso. A comunicação escrita deve ter 120 cm de altura e 90 cm de largura e deverá ser facilmente visualizada a pelo menos 1,5 metros de distância.

 

ENVIO DE TRABALHOS

Última chamada para submissão de trabalhos - 5 de novembro de 2014

Os trabalhos deverão ser elaborados de acordo com as normas da APA. Deverão ser enviados até ao dia 5 de novembro para o endereço de e-mail: artigos.pee@upt.pt. A sua aceitação ou rejeição será comunicada até ao dia 07 de novembro.

 

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)